Vamos falar sobre Gestão de Crédito e Cobrança?

Introduziremos o tema , através do Fluxo de Caixa, que é o coração de toda empresa, sem uma boa gestão de recursos, que viabilizem os pagamentos no curto prazo, a empresa começa a tomar recursos com bancos e sabemos que com um taxa de juros de referência de 12,25% a.a. (SELIC), exigirá da empresa uma lucratividade em termos operacionais muito boa (EBITDA) , é neste momento que o ciclo de caixa fará toda a diferença , seja através do prazo médio de pagamentos , que só será obtida se tivermos um ótimo relacionamento com os nossos fornecedores , dado que salários e impostos já possuem datas definidas para pagamentos.

A outra vertente, é trabalharmos na gestão de clientes, através do prazo médio de recebimentos, nesse quesito, o primeiro passo a ser dado, é elaborarmos uma Política de Crédito e Cobrança, que seja adequada ao mercado consumidor, ouso dizer, nem tão rígida e nem tão frouxa, o ideal é termos um equilibro entre os fatores de risco interno e principalmente externo.

É através da Política de Crédito e Cobrança, que podemos definir o apetite ao risco dos nossos acionistas, o que pode incrementar as vendas internas, o que não significa dizer, que o faturado será convertido em caixa, lembram-se da importância do fluxo de caixa, que nada mais é, que o resultado das entradas e saídas de caixa.

Existem diversas ferramentas para estabelecermos inicialmente a questão do crédito , seja através das empresas de referência ao crédito , tais como : SERASA, SPC e outros, que ao consultarmos seja o CPF ou CNPJ , conseguimos identificar as pendencias/restrições financeiras , comerciais , tributárias e judiciais, como também , estabelece um rating que figura entre DEFAULT (pontuação 2) ou RISCO DE CRÉDITO MINIMO (pontuação até 1000) , ou através das agências de RATING , tais como : Standard & Poors, a Moody’s e a Fitch IBCA, com faixas definidas entre DEFAULT (D) ou GRAU DE INVESTIMENTO (AAA).

Outra alternativa, que funciona geralmente como complemento, é termos a avaliação das empresas, através da ferramenta 6 C´s, que estabelece uma visão quantitativa e ponderada, em termos de caráter, capacidade, capital, colateral, condições e conglomerado. Ao definirmos pesos para cada uma dessas variáveis, com cenários do pessimista, realista e otimista, conseguimos quantificar uma nota, e definirmos na política de crédito, a pontuação mínima para podermos conceder crédito aos nossos clientes.

A depender do porte dos clientes, proceder com uma análise fundamentalista dos principais demonstrativos da contabilidade, tais como: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Valor Adicionado, Notas Explicativas e Parecer do Auditores Independentes, e uma vez por ano, consultar o relatório de Gestão, que traz uma riqueza de informações sobre a companhia, a síntese dessas informações pode ser analisada pelos indicadores econômico financeiros.

O desdobramento da Política de Crédito, é termos uma Política de Cobrança, onde será necessário termos alçadas de aprovação para concessão da negociação de multa e juros, além de possíveis parcelamentos nos casos de negociação de dívidas, implicação direta na inadimplência e no caixa das empresas, podendo ser observado na Demonstração de Resultados através da Provisão de Devedores Duvidosos e na conta de receitas financeiras (juros recebidos dos clientes).

A execução da Política de Crédito e Cobrança, só será possível se tivermos uma adequada estrutura interna, que conte com o apoio de toda a Diretoria da Empresa, e possa ter no seu quadro especialista na área, que tenham um excelente conhecimento técnico e competências comportamentais, tais como: Liderança, Negociação, Assertividade, Empatia, Capacidade Analítica e Visão Sistêmica. Essas competências, permitirão ao Líder: orientar, capacitar, engajar a equipe frente a operação no dia a dia e os desafios em termos de projetos de melhoria interna, seja nos próprios processos ou pela utilização dos melhores sistemas e ferramentas.

O dia a dia da operação fará toda a diferença, pois trata-se do acompanhamento sistemático dos valores que foram faturados, recebidos e o que estão inadimplentes, atualmente a gestão através de painéis ou pelo uso de Inteligência Artificial é uma forma inovadora e que traz velocidade na gestão da Liderança para ser efetiva no processo de crédito e cobrança.

Concluímos, que através de uma Política de Crédito e Cobrança atualizada, com profissionais capacitadas e engajados, ferramentas modernas para gestão do dia a dia, as empresas conseguirão atravessar os ciclos da economia de recessão ao crescimento econômico com maturidade, responsabilidade e zelo, a qual, fortalecerá os seus indicadores econômicos e consequentemente o caixa.

Autor:
Cristiano Passos Sobral
Formado em Administração de Empresas pela UECE com MBA em Finanças pela escola de negócios Saint Paul e com certificações ANBIMA- CFG, CEA e CPA-20.
Experiência profissional Executivo Administrativo Financeiro em diversos segmentos: Planos de Saúde, Locação de Equipamentos, Construção Civil e Telecomunicações.

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