Automação permitiu investimento em outras áreas nas quais pessoas foram contratadas
A IBM (International Business Machines Corporation) foi uma das principais protagonistas das ondas de demissões em massa no mundo todo há dois anos. Enquanto a Google anunciou a saída de 12.000 funcionários, o X demitiu 83% de sua força de trabalho na Espanha e o Spotify se despediu de 600 trabalhadores, a IBM, em janeiro de 2023, demitiu 7.800 pessoas.
As consequências
A estratégia da empresa era pausar as contratações e automatizar seus setores com inteligência artificial. A própria IBM explicou que eles preencheriam cargos com IA, afirmando que pelo menos 30% de sua força de trabalho seria substituível. O resultado parece ter sido positivo, já que o CEO da IBM, Arvind Krishna, disse ao The Wall Street Journal que o número de funcionários aumentou após a onda de demissões.
A empresa demitiu funcionários para substituí-los por inteligência artificial, mas também aumentou a contratação de pessoas para engenharia de software, vendas e marketing. Não foram divulgados números específicos sobre quantas contratações ocorreram, mas segundo o CEO da IBM, a quantidade total de emprego gerado foi maior. Embora, claro, o setor de recursos humanos tenha sido o principal afetado em perdas.
Automação do RH
A IBM confia totalmente no AskHR há mais de três anos, uma solução de inteligência artificial que começou a ser desenvolvida em 2021 e atualmente é usada para processos relacionados à gestão de recursos humanos (folha de pagamento, documentação de funcionários, gestão de férias). A empresa afirma ter automatizado 94% das tarefas rotineiras de RH, alcançando melhorias de produtividade no valor de US$ 3,5 bilhões nos últimos anos em mais de 70 áreas de negócios.
Essa economia significativa em recursos humanos, segundo a empresa, está permitindo que eles invistam em outras áreas – e foi dá que surgiram as oportunidades de contratações em setores distintos. No próprio site da IBM podemos ler com mais detalhes a posição oficial da empresa sobre IA. O texto resume perfeitamente o estado da inteligência artificial no mercado de trabalho:
De acordo com a IBM, a automatização de processos com IA permitiu que eles se tornassem mais rápidos e eficientes, com necessidade mínima de delegar processos à equipe de recursos humanos. Uma das chaves está na própria evolução do assistente: eles o usam em testes desde 2017 e, em 2025, ele já estará substituindo humanos.
A IBM não está sozinha
Empresas substituindo trabalhadores por IA não foi um experimento de 2023. Algumas empresas já dispensaram 90% de seus departamentos de atendimento ao cliente em favor de chatbots, alegando que foi a decisão certa. O Duolingo começou 2025 substituindo seus recursos humanos, mas alguns deles falharam e acabaram procurando programadores no LinkedIn.
A IA e seu impacto no trabalho estão especialmente ligados à automação de processos. Relatórios como o ‘The Future of Jobs Report 2025’, preparado pelo Fórum Econômico Mundial, preveem que, até 2030, a automação de processos destruirá quase 92 milhões de empregos.
Fonte: IGN BRASIL
Por: Viny Mathias
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