IBM demitiu 8 mil funcionários para substituí-los por IA; o que ela não esperava era ter que recontratar o mesmo número… por causa da IA

Automação permitiu investimento em outras áreas nas quais pessoas foram contratadas

IBM (International Business Machines Corporation) foi uma das principais protagonistas das ondas de demissões em massa no mundo todo há dois anos. Enquanto a Google anunciou a saída de 12.000 funcionários, o X demitiu 83% de sua força de trabalho na Espanha e o Spotify se despediu de 600 trabalhadores, a IBM, em janeiro de 2023, demitiu 7.800 pessoas.

As consequências

A estratégia da empresa era pausar as contratações e automatizar seus setores com inteligência artificial. A própria IBM explicou que eles preencheriam cargos com IA, afirmando que pelo menos 30% de sua força de trabalho seria substituível. O resultado parece ter sido positivo, já que o CEO da IBM, Arvind Krishnadisse ao The Wall Street Journal que o número de funcionários aumentou após a onda de demissões.

A empresa demitiu funcionários para substituí-los por inteligência artificial, mas também aumentou a contratação de pessoas para engenharia de software, vendas e marketing. Não foram divulgados números específicos sobre quantas contratações ocorreram, mas segundo o CEO da IBM, a quantidade total de emprego gerado foi maior. Embora, claro, o setor de recursos humanos tenha sido o principal afetado em perdas.

 

Automação do RH

A IBM confia totalmente no AskHR há mais de três anos, uma solução de inteligência artificial que começou a ser desenvolvida em 2021 e atualmente é usada para processos relacionados à gestão de recursos humanos (folha de pagamento, documentação de funcionários, gestão de férias). A empresa afirma ter automatizado 94% das tarefas rotineiras de RH, alcançando melhorias de produtividade no valor de US$ 3,5 bilhões nos últimos anos em mais de 70 áreas de negócios.

Essa economia significativa em recursos humanos, segundo a empresa, está permitindo que eles invistam em outras áreas – e foi dá que surgiram as oportunidades de contratações em setores distintos. No próprio site da IBM podemos ler com mais detalhes a posição oficial da empresa sobre IA. O texto resume perfeitamente o estado da inteligência artificial ​​no mercado de trabalho:

 

De acordo com a IBM, a automatização de processos com IA permitiu que eles se tornassem mais rápidos e eficientes, com necessidade mínima de delegar processos à equipe de recursos humanos. Uma das chaves está na própria evolução do assistente: eles o usam em testes desde 2017 e, em 2025, ele já estará substituindo humanos.

A IBM não está sozinha

Empresas substituindo trabalhadores por IA não foi um experimento de 2023. Algumas empresas já dispensaram 90% de seus departamentos de atendimento ao cliente em favor de chatbots, alegando que foi a decisão certa. O Duolingo começou 2025 substituindo seus recursos humanos, mas alguns deles falharam e acabaram procurando programadores no LinkedIn.

A IA e seu impacto no trabalho estão especialmente ligados à automação de processos. Relatórios como o ‘The Future of Jobs Report 2025’, preparado pelo Fórum Econômico Mundial, preveem que, até 2030, a automação de processos destruirá quase 92 milhões de empregos.

Fonte: IGN BRASIL
Por:  Viny Mathias 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit